Polígrafo Portugal

Utilização do polígrafo em Portugal

Polígrafo profissional em Portugal | Funcionamento do polígrafo


Polígarfo em Portugal
Polígrafo Portugal com uma empresa de confiança. O polígrafo é cada vez mais utilizado em Portugal tanto por empresas como por particulares. No entanto o instrumento em si é pouco conhecido e merece uma melhor explicação. Existem diferentes legendas urbanas que precisam ser aclaradas para de esta forma conhecer o seu alcance mas também as suas limitações.

Como funciona o polígrafo?


Funcionamento polígrafo
A palavra polígrafo significa “muitas escrituras” (poli=muitas, grafo=escritura). Realmente o polígrafo o que faz é registrar de forma continua alterações fisiológicas do organismo. Estas alterações são exibidas a traves de umas linhas que são recolhidas num suporte que permite a sua interpretação. Este suporte pode ser um gráfico em papel ou no monitor de um computador ou qualquer monitor desenhado para tais fins.

O polígrafo registra alterações fisiológicas que são devidas ao sistema nervoso autônomo. Estas alterações são captadas a través dos acessórios do polígrafo. Um polígrafo pode ter diferentes canais de medição dependendo do fim para qual é utilizado.

A medição de estas alterações permite deduzir diferentes conclusões do sistema nervoso autônomo e pode ser interpretado de tal forma a poder diagnosticar atividades do cérebro. Estas atividades podem ter a ver com atividade cerebral em estado de repouso ou atividade cerebral em estado de alerta.

Quando o polígrafo é utilizado para detecção de engano, as alterações são interpretadas como estado de alerta, mecanismo de defesa instintivo a uma ameaça.

Neste blog quando nos referimos ao polígrafo, falamos do instrumento do polígrafo que é utilizado para dar uma opinião sobre o engano ou veracidade de uma pessoa.

Neste caso são apresentadas ao sujeito examinado diferentes perguntas e se analisa o desvio das suas reações fisiológicas a estas perguntas, base para a opinião com respeito ao seu engano ou veracidade.

Para mais informações consultar "Funcionamento do polígrafo" na pagina oficial de Polígrafo Portugal.


Polígrafo, maquina da verdade ou detector de mentiras?


Detector de mentiras | Maquina da verdade
Em Portugal o polígrafo também é referido como maquina da verdade ou detector de mentiras

Como explicado anteriormente o polígrafo é um instrumento medico-cientifico desenhado para monitorizar alterações fisiológicas no organismo humano. Antes de tudo o polígrafo é um instrumento capaz de registrar essas alterações fisiológicas e por isso é um instrumento muito utilizado em investigações clinicas. Estas investigações e diagnósticos clínicos pretendem medir as alterações fisiológicas derivadas do sistema nervoso autônomo. Uma aplicação pode ser, por exemplo, a Polissonografia (Registro Poligráfico do sono nocturno). É importante esclarecer este aspecto do polígrafo. 

No entanto o polígrafo é mais popularmente utilizado como um instrumento do diagnostico da integridade e honestidade de uma pessoa. Esta é a razão pela qual o polígrafo também e popularmente conhecido como maquina da verdade ou detector de mentiras.

Neste caso estes peritos, expertos em psicofisiologia forense analisam as reações fisiológicas consequentes a estímulos que desejam testar. Estes estímulos normalmente são perguntas sobre um assunto especifico.  Analisando as reações do sujeito examinado podem dar uma opinião sobre o desvio entre uma e outra e por tanto confirmar a veracidade ou mentira de uma pessoa.

Comprar e utilizar um polígrafo para detectar engano


Grafico polígrafo
Em muitas ocasiões empresas e particulares perguntam como podem comprar um polígrafo para poder detectar mentiras.

Um instrumento do polígrafo não é barato. O seu valor pode ser significativo. No entanto o verdadeiro problema está na sua utilização. De nada serve ter um polígrafo se não se sabe como aplicar um teste do polígrafo. 

A formação e experiência adequada é uma condição sine qua non para poder ter resultados satisfatórios. Uma formação na arte do polígrafo é uma evolução constante e é o que realmente mais valor significa na hora de realizar testes do polígrafo.

Se quiser mais informação pode entrar em contacto ao endereço mais abaixo.

Técnico do polígrafo, psicofisiologo forense 


Técnico do polígrafo
Um técnico do polígrafo profissional em Portugal e que fale português não se encontra facilmente. Um psicofisiologo forense com a experiência e capacidade para dar uma opinião sobre a veracidade de um indivíduo deve responder a certas condições.

É importante que o poligrafista tenha seguido ou atualizado a sua formação com as técnicas do polígrafo reconhecidas e aplicadas a nível mundial, seguindo as melhores práticas da poligrafia.

Não existe, no entanto, uma formação oficial para ser poligrafista profissional em Portugal e em teoria qualquer pessoa pode realizar testes do polígrafo. 

Na Internet, lugar onde se encontra mais comunicação sobre a poligrafia, se pode encontrar todo tipo de informação, até contraditória. Aconselhamos de explorar primeiro o técnico antes de tomar uma decisão.

Tenha uma comunicação previa com o perito para eliminar todas as suas dúvidas. Um verdadeiro profissional em psicofisiologia forense lhe explicará as limitações do polígrafo e estará mais interessado em resolver o seu problema (quando factível) em vez de procurar todas as razões para cobrar o seu dinheiro.

POLIGRAFO PORTUGAL
O idioma é um fator de alta importância num teste do polígrafo. A fiabilidade de um teste do polígrafo pode ser comprometida quando o examinado e o examinador não falam a mesma língua. Procurem um examinador nativo.

Em Polígrafo Portugal temos como lema oferecer um serviço honesto aos nossos clientes. Um serviço baseado no respeito. Respeito para os patrocinadores, solicitantes do teste mas também respeito frente aos individuos examinados. Polígrafo Portugal conhece as limitações de um teste do polígrafo e não se aventura a oferecer serviços que não são adequados para um polígrafo ou que não podem ser realizados com teste do polígrafo.

Como contatar para obter mais informação sobre o polígrafo em Portugal?

Os testes são realizados unicamente com marcação prévia. Por favor entrar em contacto com antecedência.
Lisboa

Lugar da realização do teste do polígrafo em Lisboa:

LISBOA
POLIGRAFO PORTUGAL
WorkOffice Portugal
Avenida Fontes Pereira de Melo, 19 - 6º Piso
1050-116 Lisboa
Tlm: (+351) 914 172 060
Email: info@poligrafoportugal.com

Porto

Lugar da realização do teste do polígrafo no Porto:

PORTO 
POLIGRAFO PORTUGAL
Centro Solutions Out
Rua da Boavista, 355
4050-107 Porto
Tlm: (+351) 914 172 060
Email: info@poligrafoportugal.com

Informação de contacto:

Tel: 91 417 20 60