quinta-feira, 5 de junho de 2014

Teste do Polígrafo Portugal

Teste do polígrafo em Portugal

Como se aplica o teste do polígrafo em Portugal | Usos e aplicações em Portugal do teste do Polígrafo


O polígrafo não deixa ninguém indiferente. Existem muitas legendas urbanas, místicos com respeito ao polígrafo e à aplicação do teste do polígrafo. Pretendemos explicar de forma simples o que é o Polígrafo e para quê é utilizado em Portugal e também fora de Portugal. 

O que é um polígrafo?

Instrumento do polígrafo
O termo polígrafo significa literalmente muitas escrituras (poli=muitas, grafo=escritura). O polígrafo é um instrumento médico-cientifico capaz de registrar de forma continua alterações fisiológicas do organismo humano.

Estas alterações são consequência de uma atividade cerebral que tem como fonte detonadora o sistema nervoso autônomo. 

O polígrafo pode ter diferentes canais de medição dependendo do objetivo da sua aplicação. Polígrafos utilizados em tratamentos clínicos podem ter até 17 canais de medição em quanto um polígrafo utilizado para a detecção de engano normalmente tem uns 4 canais de medição.

Os canais de medição do polígrafo para detecção de engano são:

  • Pressão arterial (1 canal)
  • Condutância galvânica da pele (1 canal)
  • Respiração que normalmente é realizada no abdômen e tórax, por isso se consideram 2 canais.


Gráfico polígrafo
Os resultados do teste do polígrafo são arrojados em forma de um diagrama ou gráfico que representam as alterações sucedidas durante o período de medição. Este período de medição depende normalmente do numero de perguntas realizadas ou estímulos apresentados durante uma avaliação do polígrafo.


Como funciona um teste do polígrafo?

Teste do polígrafo
O funcionamento do polígrafo. Neste articulo exploramos o polígrafo como instrumento de detecção de engano e não entremos em outras aplicações clinicas que têm como objetivo medir outras consequências do sistema nervoso autônomo. A seguinte explicação trata sobre o teste do polígrafo para detecção de engano.

Antes de explicar as diferentes etapas de um teste do polígrafo é importante explicar que cada teste do polígrafo sempre é voluntário. O sujeito examinado deve de assinar um documento no qual consente de forma voluntaria submeter-se ao teste do polígrafo.

Um teste do polígrafo também se realiza num lugar sigiloso, confidencial e privado no qual não há distrações que possam influir ou distorcer as reações fisiológicas recolhidas pelo polígrafo.

As fases de um teste do polígrafo:

1) Recolha da informação básica do sujeito como nome, endereço, etc.
2) Entrevista prévia à recolha de informação fisiológica
3) Recolha da informação poligráfica do sujeito 
4) Analise da informação obtida
5) Relatório escrito com a informação e opinião do psicofisiologo forense

O tempo normal de um teste do polígrafo é de aproximadamente 2 horas da fase 1 a 4. O passo 5, o relatório escrito é normalmente entregado após análise final e redação do parecer e pode demorar entre 24 a 48 horas dependendo do teste e do profissional.

Veja o seguinte video que explica de forma simples o funcionamento do teste do polígrafo:



Quem utiliza testes, exames do polígrafo em Portugal?

Em Portugal são diferentes os clientes que requerem o Polígrafo. Estes clientes têm também distintas necessidades, mas um denominador comum que é “Confiança”.

O polígrafo na indústria do entretenimento

Polígrafo na televisão
A aplicação do teste do polígrafo em Portugal tem sido impulsada pela sua utilização em programas da televisão nacional portuguesa. Em Portugal o polígrafo era conhecido por filmes de Hollywood e series americanas mas nos últimos anos o polígrafo tem tido um lugar recorrente nos platôs de vários programas de televisão.

O programa que mais tempo vem aplicando o teste do polígrafo é sem nenhuma dúvida o programa da Fátima Lopes “A tarde é sua”, na TVI, no qual portugueses se submetem ao teste do polígrafo para provar as suas declarações e verdades.

O teste do polígrafo para particulares


Polígrafo para particulares
Particulares e privados procuram o teste do polígrafo na maior parte para tratar assuntos que sucederam no seno familiar. Estes casos são dispares e podem ir desde uma traição sentimental até uma agressão sexual.

Um aspecto importante é o sigilo do teste do polígrafo visto que os temas tratados são de total confidencialidade e os particulares que expõem a sua intimidade precisam de garantias de confidencialidade, privacidade e sigilo.

Os casos mais procurados por particulares para testes do Polígrafo em Portugal são:

  • Teste do polígrafo de infidelidade para investigar provável infidelidade 
  • Provar fidelidade numa relação
  • Provar inocência
  • Teste do polígrafo para resolver roubo ou furto
  • Polígrafo para abuso ou agressão sexual


Para mais informação com respeito a estes testes recomendemos que visite a seguinte pagina sobre a utilização do teste do polígrafo por particulares em Portugal.

Empresas em Portugal também aplicam o teste do polígrafo

Empresas em Portugal utilizam o teste do polígrafo como instrumento para prevenir riscos ou para controlar perdas a nível de recursos humanos.

Quando empresas em Portugal utilizam o teste do polígrafo em recursos humanos normalmente é para:

  • Seleção de pessoal, teste do polígrafo de pré-emprego
  • Controle dos funcionários, teste do polígrafo de seguimento


No entanto muitas empresas em Portugal procuram o teste do polígrafo quando algo negativo sucedeu dentro da empresa como, por exemplo:

  • Roubo interno
  • Fuga de informação confidencial
  • Abuso de poder por parte de um executivo
  • Vandalismo e Sabotagem
  • Etc.


Para mais informação com respeito a estes testes recomendemos que visite a seguinte pagina sobre a utilização do teste do polígrafo para empresas em Portugal.

A justiça portuguesa e o polígrafo


Polígrafo para justiça
A justiça em Portugal parece ainda não ter descoberto o polígrafo. Mesmo se em algumas ocasiões em julgamentos mediáticos se fala sobre a possibilidade de submeter-se ao teste do polígrafo, finalmente não termina por se concretizar.

No entanto, a justiça portuguesa e sobre todo os advogados da defesa na justiça penal deveriam de olhar com um pouco mais de carinho para o teste do polígrafo visto que tem sido aplicado em muitos países e quando aplicado dentro de certas normas até foi aceitado pela justiça.

Principalmente em julgamentos nos quais é a palavra de uma pessoa contra outra é um instrumento a tomar em consideração para defender o seu cliente. 

Muitos casos de denuncias de violência ou agressões sexuais, nas quais não existem provas físicas o polígrafo pode ser uma ferramenta que ajuda a fazer justiça.

Para mais informação visite a seguintes paginas sobre a aplicação do teste do polígrafo para advogados da defesa e na justiça em geral.


Como contratar em Portugal um teste do polígrafo?

Polígrafo Portugal
Em Portugal há uma empresa que desde 2005 oferece serviços profissionais do teste do polígrafo. POLIGRAFO PORTUGAL aplica testes do polígrafo em todo o território português. No entanto realiza os testes do polígrafo normalmente no Porto e em Lisboa. Quando necessário também em Faro para cobrir o sul do país.

O teste do polígrafo em Portugal é um serviço que está disponível tanto para particulares como para empresas. 
Clientes com necessidades de testes do polígrafo para temas legais também podem solicitar um exame do polígrafo para por exemplo provar a sua inocência.

Os testes são realizados unicamente com marcação prévia. Por favor entrar em contacto com antecedência.

Lisboa

Lugar da realização do teste do polígrafo em Lisboa:

LISBOA
POLIGRAFO PORTUGAL
WorkOffice Portugal
Avenida Fontes Pereira de Melo, 19 - 6º Piso
1050-116 Lisboa
Tlm: (+351) 914 172 060
Email: info@poligrafoportugal.com

Porto

Lugar da realização do teste do polígrafo no Porto:

PORTO 
POLIGRAFO PORTUGAL
Centro Solutions Out
Rua da Boavista, 355
4050-107 Porto
Tlm: (+351) 914 172 060
Email: info@poligrafoportugal.com

Informação de contacto de POLIGRAFO PORTUGAL:

Tel: 91 417 20 60 
Email: info@poligrafoportugal.com

Sem comentários:

Enviar um comentário